8 avisos do seu corpo antes de um acidente vascular cerebral – Sintomas que todos devemos conhecer

Os acidentes vasculares cerebrais matam milhões de pessoas ao redor do planeta todos os anos. Eles são um dos principais problemas de saúde da população mundial. Felizmente, nos últimos anos essa condição está sendo bastante pesquisada, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Esse problema de saúde também é conhecido derrame cerebral. As células nervosas do cérebro dependem de nutrientes e oxigênio que transitam através do fornecimento de sangue. O acidente vascular cerebral é resultado de um coágulo que obstruí toda ou uma parte das artérias cerebrais.

Normalmente, os acidentes vasculares cerebrais vêm de repente, e do nada. Mas existem muitas pessoas que têm sintomas desse problema muito antes de ele acontecer. Conheça 8 avisos que o seu corpo lhe dá antes de ter um AVC… saber isso pode salvar sua vida!

1. Pressão arterial elevada

A pressão arterial elevada é o maior fator de risco para um acidente vascular cerebral ou uma hemorragia cerebral. Ela pode danificar os pequenos vasos sanguíneos no cérebro, fazendo com que eles se contraiam, quebrem ou percam sangue.

Se você suspeitar que está com a pressão demasiado elevada, vá a um centro de saúde o mais rápido possível.

2. Torcicolo

O sangramento de um vaso sanguíneo pode causar um torcicolo. Se você não consegue tocar o peito com o queixo, e tem uma dor de cabeça, consulte um médico imediatamente.

3. Arrastar os pés

Ficar baralhado, sentir uma fraqueza ou uma paralisia que limita sua capacidade de elevar os pés pode ser resultado de um dano no nervo que vai do joelho até o pé.

4. Uma dor de cabeça grave

Todos já sofremos de dores de cabeça em algum momento de nossas vidas e, geralmente, não precisamos de nos preocupar. Mas se você tem uma dor de cabeça severa sem causas aparentes, deve ir ao hospital. Elas podem ser indicadoras de um derrame, de acordo com o jornal New York Times.

5. Paralisia hipoglicêmica

Se você ficar com paralisia em um lado do corpo, é provável que esteja tendo um acidente vascular cerebral. Estes sintomas geralmente ocorrem quando alguém sofre um AVC durante a noite, mas também podem ocorrer antes de ir dormir.

Isso pode ser difícil de diagnosticar, mas uma ligeira paralisia de um lado, causando dormência nos pés e pernas ou dificuldade em falar, é um sinal que não deve ser ignorado.

6. Problemas Visuais

Problemas de visão em um ou em ambos os olhos podem ser um sinal de que você vai ter um acidente vascular cerebral.

7. Dores nos ombros

Algumas pessoas sentem uma dor aguda nos ombros antes de terem um derrame cerebral, mas esse sintoma é raro.

8. Fadiga repentina

Outro sintoma alarmante é a fadiga extrema. As pessoas ficam com sono o tempo todo, podendo até desmaiar.

Em caso de dúvida, tente este teste rápido

Se você não trabalha no sector da saúde, mas suspeita que alguém está tendo um acidente vascular cerebral, tente este teste recomendado pelo Departamento de Saúde do Estado de Nova York.

Rosto: Um lado do rosto parece estar descaído?

Braços: A pessoa pode levantar os braços ou um deles está fraco?

Falar: Ela tem dificuldade em falar ou dizer disparates?

Tempo: O tempo é essencial. Chame a ambulância imediatamente se você perceber esses sintomas em si mesmo ou em outra pessoa!


Salve vidas e compartilhe esses sintomas, para que todos possam estar atentos a um possível AVC!

Via: Histórias com Valor

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários