Por terem medo dela, eles cortaram seus dedos. 20 anos depois, sua vida muda completamente.

Infelizmente, nós sabemos que os circos podem ser muito cruéis com os animais. Mas o que este pobre bicho teve que sofrer ao longo de sua vida é simplesmente aterrorizante.
cholita2
A organização de proteção dos animais Animal Defenders International (ADI) tomou conhecimento de um circo peruano em que os bichos estavam sendo muito mal tratados. Apesar de saber o que os esperava, os voluntários ficaram chocados quando viram o local pela primeira vez: os animais estavam subnutridos e alojados em gaiolas minúsculas.

Dentre todos, o caso mais dramático era o da ursa Cholita, que havia sofrido durante décadas em condições de vida precárias. Os donos do circo deceparam a ponta de seus ‘dedos’ para poder cortar fora as suas garras. Além disso, os dentes de Chalita foram arrancados, tornando-a tão inofensiva quanto um ursinho de pelúcia. Seu pelo, antes exuberante e brilhoso, tinha caído completamente devido aos maus tratos, deixando-a praticamente nua. O estado de Chalita era tão deplorável que ela já não parecia mais um urso, e sim uma hiena.

Estas fotos ilustram bem a sua situação dramática. A primeira mostra Chalita quando foi resgatada (esquerda). Já a segunda mostra a aparência de um urso saudável da mesma espécie (direita).
cholita3

Os defensores dos animais tiraram Cholita da sua prisão e a levaram para um centro de resgate especializado em ursos, nos arredores de Lima, no Peru. Cholita tinha artrite e problemas respiratórios e sua recuperação plena levou diversos meses. As equipes de resgate tiveram que lhe ensinar outra vez a cuidar de si mesma.
cholita4

Enfim, chegou o dia de Cholita se mudar para sua nova casa. Com a ajuda de doações, a organização de proteção animal conseguiu construir uma reserva numa área protegida da Amazônia, no Brasil. A viagem para chegar lá durou três dias e Cholita fez o trajeto junto com outros animais resgatados. No novo lar, os bichos passaram a ter acesso à floresta tropical, além de poder circular por cavernas e pequenos lagos – um ambiente planejado para ser semelhante a seu habitat natural.
cholita5

Assim que Cholita pisou na floresta pela primeira vez em mais de 20 anos, ela começou a cheirar tudo freneticamente.
cholita6

Desde o dia em que foi sequestrada por caçadores em busca de dinheiro, Cholita não tinha mais pisado numa região de mata. Ela era apenas um filhote e teve que esperar todos estes anos para poder voltar para sua verdadeira casa.
cholita7

A ONG que salvou Chalita, resgatou outros 3 ursos em condições ainda piores. Eles agora planejam levá-los para a reserva na floresta Amazônica, onde os animais poderão fazer companhia um aos outros, desfrutando de uma vida digna e em paz. O resgate destes ursos de circo é parte de um projeto da ONG ADI chamado Spirit of Freedom (em português, Espírito de Liberdade). Junto com as autoridades peruanas, eles desenvolveram um esquema para salvar animais em situação crítica.

Se a história de Cholita te deixou com lágrimas nos olhos – e você concorda que é importante monitorar o que os circos fazem com os animais – então compartilhe este artigo com todos que você conhece.

Via: Não Acredito

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários