Mamães, fiquem atentas ao ver essas bolinhas em seus filhos! Uma bactéria está rondando as crianças e é contagiosa!

bolinhas-mamaes
Olá pessoal! Hoje vamos conversar sobre uma doença de pele que acomete muito as crianças. Então, vamos começar? Muitas vezes nossos filhos apresentam machucados na pele que têm uma aparência desagradável e até preocupante em alguns casos. E isso acontece, por exemplo, quando eles apresentam impetigo.

O importante é conhecermos esta infecção: como ela aparece, age e o que devemos fazer. Sendo assim, hoje vamos bater um papo sobre o que é esse tal de impetigo. O impetigo é uma infecção causada por bactérias, em geral mais comum em crianças entre 2 e 6 anos de idade, podendo, porém, ser visto em diversas faixas etárias, inclusive em adultos.

É uma doença contagiosa. Pode ser transmitida de uma pessoa para outra, como também para outras partes do corpo da própria criança que tem essa infecção. Posso dar como exemplo a minha filha que, por volta dos 04 anos de idade, pegou impetigo de um coleguinha de creche. Confesso que ela ficou com o aspecto muito feio, pois seu impetigo foi na região do nariz.

Mas com o tratamento certo, ela ficou boa e sem cicatrizes. Sem tratamento, o impetigo pode se complicar com inflamação dos rins e a doença reumática. Porém, com tratamento correto, esse risco é mínimo.

Como posso desconfiar que meu filho está com impetigo?

Seu filho pode apresentar bolinhas agrupadas, que soltam um líquido e se espalham, ou lesões bolhosas maiores. Algumas lesões tem aspecto de queimadura de cigarro. As lesões do impetigo são mais comumente vistas nas seguintes regiões do corpo: nariz, boca, pernas, braços. Porém, também podem ser vistas em outras regiões.

Como a criança pega impetigo?

É importante entendermos que em nossa pele há várias bactérias. A pele sem machucados (integra) funciona como uma armadura, nos protegendo dessas bactérias. Quando a criança se machuca durante uma brincadeira (exemplo: se corta), ou apresenta um machucadinho (exemplo: picada de inseto), o machucado “quebra” a “armadura” que protege a pele, e as bactérias que estão sobre ela podem entrar no corpo e ocasionar lesões de pele, como o impetigo, por exemplo.

Como também já conversamos antes, uma criança pode pegar impetigo de outra criança que tenha esta doença através do contato direto de pele com pele. Outras formas de contágio podem ocorrer através do contato com roupas, toalhas e até brinquedos contaminados.

Como se trata o impetigo?

Se você suspeita que seu filho esteja com impetigo, leve-o ao pediatra. O especialista avaliará a lesão e prescreverá o melhor tratamento. Dependendo do tipo da lesão, e de sua extensão, o médico pode prescrever antibiótico na forma de pomada, ou para a criança tomar (via oral). É muito importante darmos o antibiótico à criança no número certo de dias que o médico mandou, mesmo que o machucado pareça ter ficado bom bem antes.

Aqui vão algumas dicas:

⇒ É importante mantermos a região com impetigo bem limpa.

⇒ Cortar as unhas da criança, pois essa doença costuma causar coceira. Ao coçar a lesão, a criança se contamina e espalha a infecção. Devemos evitar que isso aconteça.

⇒ Manter as mãos da criança, e de quem cuida dela, sempre bem lavadas e limpas. Caso seu filho esteja com impetigo, para evitar que outras crianças e adultos peguem essa infecção, tome as seguintes medidas:

⇒ Lave a roupa, os lençóis e as toalhas de seu filho todos os dias.

⇒ Não permita que amigos e parentes usem a mesma toalha, sabonete e itens pessoais do seu filho.

⇒ Lave bem as mãos antes e depois de lidar com a ferida.

⇒ Não leve seu filho para a creche ou escola enquanto ele não ficar bom, ou for liberado pelo médico.

Espero que tenha gostado desse artigo, e que ele tenha esclarecido suas dúvidas. Curta. Deixe um comentário com dúvidas e sugestões. Isso me estimula a escrever mais. Compartilhe este artigo com seus colegas, pois ao compartilhar você ajuda seus amigos, e isso é muito legal.

Um grande abraço. Dra. Angela Zanon Costa – Pediatria por Amor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Recomendados Para Você:

Related Links: