Insira um Galho de Rosa em uma Batata. Alguns dias depois… Uau!
Se você quiser decorar seu jardim com umas roseiras lindas, mas não quer gastar um monte de dinheiro para comprar todas as mudas necessárias, veja um simples truque que pode poupar muito dinheiro e, ao mesmo tempo, irá garantir um resultado final acima das melhores expectativas. Obter a partir dos galhos cortados umas roseiras é possível, mesmo que você não seja um grande especialista de jardinagem. Basta ter um pouco de tempo disponível e seguir passo a passo as instruções dadas aqui.
Se seus amigos ou seu vizinho tiverem uma ou mais espécies de rosas particularmente lindas que também você quer, é só pedir com gentileza alguns galhos dessas plantas. Normalmente, para plantar os galhos cortados estes são mergulhados na água, no lado do corte, mas essa prática geralmente não dá bons resultados e somente um pequeno número de galhos consegue botar raízes.
A multiplicação das plantas de rosa a partir das estacas requer um pouco mais de atenção para que seja bem sucedida. Basta ter uma batata ao seu dispor para aumentar suas chances de conseguir uma bela roseira partindo um simples galho cortado.
Antes de tudo, pegue um ou mais vasos de preferência de cerâmica e encha-o com solo rico em nutrientes misturado com pouca areia de rio para aumentar a drenagem. Escolha uma planta de rosa que você adora particularmente e pegue um galho não muito comprido fazendo um corte diagonal. Com delicadeza remova as folhas e os espinhos e quaisquer galhos ligados ao principal.
Pegue um prego limpo ou um objeto similar pontiagudo e faça no centro da batata um furo cego. Posicione dentro da cavidade o galho lembrando de inserir somente um galho para cada tubérculo.
Coloque a batata no terreno e cubra-a completamente com o solo. Regue bastante e lembre-se de manter sempre o solo úmido mas não exagere ou caso contrário correrá o risco de criar um terreno encharcado.
Coloque os vasos em uma área sem muito vento e longe da luz solar direta que poderia inibir o enraizamento das estacas.
Depois disso, só falta esperar que os galhos criem raízes e comecem a germinar lentamente. Para ver os resultados você deverá esperar de seis a cerca de vinte dias. As novas mudas podem então ser transplantadas para outro local, dependendo de suas necessidades, mas somente quando terão formado raízes fortes o suficiente para sobreviver e reagir de forma ideal à uma mudança.
Se você quiser proteger as mudas de flutuações climáticas excessivas ou outras adversidades, você pode colocar em torno de cada estaquia uma garrafa cortada ao meio em horizontal, criando, assim, uma espécie de mini-estufa.
Com este método extremamente simples e eficaz você pode obter todas as roseiras que você quiser baratinho. Basta cortar alguns galhos das variedades que você preferir e prosseguir como indicado. Também as espécimes que são mais difíceis de encontrar ou cultivar podem ser reproduzidas com este simples sistema caseiro.
Via: As Toupeiras
- Compartilhar no Facebook
- Enviar no WhatsApp
DEIXE SEU COMENTÁRIO
comentários