Esta ilha foi colocada em quarentena por 75 anos… e as pessoas que pisam suas terras podem se considerar mortas!
Nosso planeta Terra é um lugar com uma incontável quantidade de ilhas inabitadas. Alguns destes lugares nunca foram habitados por estarem situados em localizações geográficas completamente desfavoráveis. Outras ilhas permaneceram intactas devido a condições ambientais difíceis. Porém, há também ilhas que toda a humanidade começou a evitar por questões muito mais tenebrosas.
Um dos exemplos dessa última causa desoladora é a Ilha Gruinard. A Ilha Gruinard é um pequeno pedaço de terra situado aproximadamente a um quilômetro da costa noroeste da Escócia e a história que se esconde por trás dela é simplesmente aterradora.
Parece inocente? Com certeza é, porém é um daqueles lugares que as pessoas evitam a todo custo há muitos anos.
Desde sempre, a Ilha Gruinard parece tranquila e serena. Porém, o silêncio que vem de lá conta uma história que vem da época mais obscura da humanidade. Em 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial e as forças britânicas começaram a se preocupar com um possível ataque biológico ou químico por parte do inimigo. Essa foi a razão pela qual iniciaram a testar armas químicas mortais por sua própria conta.
A substância sobre a qual começaram a fazer testes chamava-se antrax. O governo britânico escolheu a Ilha Gruinard como local de testes e em 1942 desalojaram os habitantes da tranquila e pacata ilha.
Para levar a cabo os testes, os cientistas e pesquisadores levaram 90 ovelhas para a ilha e, então, as expuseram a esporos cheios das cepas de antrax Vollum 14578, uma cepa muito contagiosa e muito perigosa. Em questão de dias, as ovelhas começaram a morrer por infecção.
Graças ao experimento feito na ilha, os cientistas concluíram que um ataque de antrax sobre as cidades alemãs teria efeito parecido. Uma infecção por antrax exterminaria qualquer sinal de vida e tornaria impossível a construção e a vida naquelas cidades por décadas!
Uma vez terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o proprietário original da ilha solicitou ao governo que devolvessem o que lhe pertencia. O governo admitiu naquele momento que o terreno estava tão contaminado que não poderia ser devolvido até que fosse limpo e declarado segura para a habitação de seres humanos e animais.
Infelizmente, a descontaminação de toda a ilha era um processo demasiadamente custoso e perigoso, portanto decretou-se quarentena e fechou-se o acesso ao público por décadas inteiras. O tema permaneceu fechado até a chegada do ano de 1981
No ano de 1981, um grupo de microbiologistas disse basta! Sob a cortina da noite, embarcaram em um bote e começaram a Operação Colheita Negra (Operation Dark Harvest). A operação consistiu em roubar por volta de 140kg de terra infectada da ilha, em pequenas amostras, e ameaçar o governo de deixá-las em locais estratégicos das sedes governamentais, se o problema com a contaminação da ilha não fosse resolvido.
Em 24 de abril de 1990, quatro anos depois de iniciados os esforços de descontaminação e 48 anos depois de decretada a quarentena, as Ilha Gruinard finalmente foi declarada segura e limpa do rastro do antrax.
Uma semana mais tarde, os herdeiros legais do proprietário inicial, a compraram por seu preço original de 500 libras esterlinas. Nem todo mundo está convencido que o perigo biológico tenha desaparecido e nós mesmos, sem dúvida, não gostaríamos de colocar nossos pés nessa ilha, cenário dessa história aterradora.
- Compartilhar no Facebook
- Enviar no WhatsApp
DEIXE SEU COMENTÁRIO
comentários
Recomendados Para Você: