Espinhas nas costas: dermatologista ensina como acabar com elas

espinha-nas-costas
As costas são um local propício para o surgimento de espinhas, especialmente a porção superior, próxima aos ombros, por conter muitas glândulas sebáceas. Além de provocarem incômodo e muitas vezes dor, especialmente quando estão muito inflamadas, as erupções cutâneas causam desconforto estético para quem apresenta o problema em grau avançado.

O que causa espinha


Contato da pele com o cabelo pode aumentar a produção de sebo e agravar o quadro.
Quem tem a pele oleosa e tendências a cravos está mais propenso a desenvolver o quadro. Porém, segundo explica a dermatologista Roberta Bibas (RJ), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alguns fatores contribuem:

  • Sol, pois aumenta a oleosidade da pele;
  • Blusas apertadas, que podem produzir lesões semelhantes à acne ou oclusão dos ductos, provocando o surgimento de bolinhas vermelhas na pele;
  • Atrito com o cabelo, especialmente quando os fios estão com resíduos de produtos oleosos, como cremes, leave in, silicone, etc.

A dificuldade de lavar esta parte do corpo também favorece o quadro, já que isso impossibilita o controle da oleosidade”, expõe a especialista.

Como acabar com as espinhas

Para quem tem tendência:
Se você tem tendência a ter espinhas ou possui bastante cravo na região das costas, você pode prevenir espinhas realizando limpezas de pele periódica, lavando a pele com sabonete antiacne diariamente no banho (prefira aqueles com ácido salicílico e enxofre na fórmula) e fazer uma leve esfoliação nas costas duas vezes por semana usando uma bucha vegetal ou um sabonete esfoliante.

Tônicos antiacne vendidos em farmácias podem ajudar na prevenção, no caso de pessoas com a pele muito oleosa”, indica a especialista. Além disso, opte por filtro solar livre de óleo.

Para quem tem espinhas inflamadas

É necessário consultar um dermatologista para realizar um tratamento especializado. Dra. Roberta afirma que são utilizadas medicações tópicas à base de ácidos com efeito anti-inflamatório. “Pode ser necessário também realizar limpezas de pele, peelings e até mesmo tratamento com laser no caso de manchas decorrentes da acne”, explica.

Para reduzir espinhas

Além de usar sabonete antiacne, que diminui a oleosidade da pele, procure não deixar o cabelo úmido e com creme em contato com a pele das costas. Evite também usar roupas muito apertadas ou ficar muito tempo com o top e a camiseta da academia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

comentários

Recomendados Para Você: